quinta-feira, 25 de junho de 2015

Revolução Puritana

Enviado por: Fernando Santos Rosa

Com o fim do Reinado de Elizabeth I as relações entre a burguesia (protestante) e a monarquia se estremecem. A ascensão dos Stuart, causa desconforto nas camadas populares inglesas. Jaime I (1603 – 1625) cria medidas que afetam diretamente o campesinato, como a lei dos cercamentos, onde ele confisca as terras para a criação de ovelhas com o intuito de suprir a indústria têxtil inglesa. 

Sucedendo Jaime I, entra Carlos I (1625 – 1648) e o conflito com a burguesia se assevera. Carlos I estreita laços com a nobreza católica e lhes concede benefícios, tentando assim reavivar um catolicismo Inglês. Com estas atitudes a burguesia que era de maioria protestante se rebuliça. Se sentindo prejudicados, a burguesia se une com os camponeses empobrecidos pela lei do cercamento de Jaime I, para lutarem contra a monarquia e sua nobreza católica.

Liderados por Oliver Cromwell, o chamado exército puritano instala uma guerra civil na Inglaterra, derrotando a nobreza e instituindo um novo governo (1649). Entre muitas medidas criadas pelo governo Cromwell, uma das que se destaca é a que diz respeito aos atos de navegação, que se direcionavam a facilitar os negócios da burguesia através de incentivos de desenvolvimento.

Com a morte de Cromwell em 1658, seu filho Richard Cromwell assume o poder da Inglaterra, mas este não resiste por muito tempo, cedendo à pressão da nobreza monárquica. Com isso os Stuart voltam ao poder, com Jaime II. Isto não recrudesceu a ambição da burguesia que em parceria com o genro de Jaime II, Guilherme de Orange, organizam um exército e deflagram a revolução gloriosa, derrotando a monarquia vigente. 

Guilherme de Orange, cumprindo um acordo feito com a burguesia, ao atingir o poder assina uma declaração de direitos onde se compromete a subordinar o Rei ao Parlamento e a beneficiar os negócios da burguesia. Este processo revolucionário solidifica e cria mecanismos para que a Inglaterra, nos séculos seguintes se torne uma potência mundial.


REFERÊNCIA

SOUSA, Rainer Gonçalves. Revolução Inglesa. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/historiageral/revolucao-inglesa.htm>.

Nenhum comentário: