terça-feira, 30 de junho de 2015

Personagens essenciais para o ensino público de direito em Roma

Enviado por: Izabela Rauber Guimarães

Já nos fins do século IV a.C. inicia-se a secularização da jurisprudência romana, pois graças a Tibério Coruncânio, o primeiro plebeu elevado a condição de sumo pontífice, ela foi finalmente divulgada: iniciou-se o ensino publico do direito. O ensino no inicio baseava-se nas consultas dadas a casos práticos, e mais ao fim da república, Sérvio Sulpício uniu o ensino teórico ao ensino prático da jurisprudência, criando uma verdadeira escola de direito.

Durante o período republicano em Roma, já nos fins do século IV a.C, inicia-se a secularização da jurisprudência romana, graças às contribuições de Tibério Coruncânio e Sérvio Sulpício. 

Tibério Coruncânio foi o primeiro plebeu elevado à condição de sumo pontífice e foi o primeiro a exercer publicamente o ensino de direito. A instrução pública de direito foi responsável por criar uma nova classe de pessoas com a função de pensar e elaborar direito: os jurisprudentes. Sua figura é essencial como introdutor do ensino de direito e como o primeiro professor de direito conhecido em Roma.

Sérvio Sulpício é outra figura importante da época para os ensinamentos jurídicos, ele foi responsável por unir o ensino teórico ao ensino prático da jurisprudência, criando uma verdadeira escola de direito. Obteve grande reconhecimento como jurista e com suas contribuições o ensino jurídico ganhou mais importância.

Referências:
ALVES, José Carlos Moreira. Direito Romano.
WIKIPÉDIA. Tibério Coruncânio. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tib%C3%A9rio_Corunc%C3%A2nio>.
WIKIPÉDIA. Sérvio Sulpício Rufo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rvio_Sulp%C3%ADcio_Rufo>.

Nenhum comentário: