quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Filme: O Banheiro do Papa

Enviado por: Milena Boemo Jaenisch

capa do filme el baño del papa
 
O filme El Baño del Papa (O Banheiro do Papa) é baseado em uma história verídica e foi produzido em 1998. A história aborda a realidade vivenciada na cidade uruguaia de Melo, fronteira com o Uruguai.

A população local, de cerca de 50 mil habitantes, está animada com a futura visita do papa João Paulo II no ano de 1988. Tal fato aparece como uma grande oportunidade para que os uruguaios possam obter alguma lucratividade, tendo em vista que a realidade local é de extrema pobreza e a mídia veicula uma expectativa de milhares de visitantes.

Assim, as pessoas começam a se organizar e a planejar as suas vendas com a aquisição de matéria-prima para a confecção de comidas, bebidas, lembrancinhas, e assemelhados. Já o personagem principal Beto (César Trancoso), que é um pequeno contrabandista e sustenta a família com as encomendas feitas pelos donos de vendas uruguaias, as quais ele transporta em sua velha bicicleta, fugindo dos oficiais aduaneiros, tem uma ideia distinta dos demais: construir um banheiro. Afinal, com tantas opções de gêneros alimentícios, mais hora, menos hora, os visitantes precisariam usar o banheiro.

E com muita dificuldade Beto busca os materiais para a construção do banheiro, sempre tecendo planos para a melhoria da situação da família, assim como para os estudos de sua filha Silvia (Virginia Ruía), a qual sonha em ser radialista. Porém, após arrumar o dinheiro para o piso, encanamento, porta, falta apenas o vaso, o qual ele busca no mesmo dia da visita do papa.

Tal fato é o ápice de tensão e drama do filme, posto que ao mesmo tempo que se dá o anúncio da chegada de João Paulo II, Beto encontra-se na estrada, em meio a um oficial aduaneiro, sua bicicleta estragada e as fortes dores em seu joelho.

Com bravura, o uruguaio chega ao final da cerimônia com o vaso e começa a ofertar o serviço aos visitantes, que eram em número irrisório e não deram retorno algum.

El baño Del papa é uma mistura de pobreza e degradação, mas também de cooperação entre uma nação que vivencia a dura e esperançosa realidade de um futuro mais digno.

Nenhum comentário: