quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Filme: Beasts of No Nation

Escrito e enviado por: Milena Jaenisch

O filme intitulado “Beasts of no nation” (2015), sem título em português, é baseado no romance homônimo escrito pelo autor nigeriano Uzodinma Iweala. A trama traz o personagem Agu, interpretado por Abraham Attah, que perde a sua família durante um confronto de guerrilhas e, na busca pela sua sobrevivência, acaba por ser apanhado por um grupo de rebeldes os quais integravam a ala de resistência, sendo adotado pelo Comandante, seu mestre, interpretado por Idris Elba.

Cena do filme Beasts of no Nation

O filme não traz a localização nem a motivação exatas dos confrontos, entretanto, pelo perpétuo conflito étnico do continente africano, presume-se o pano de fundo da produção. A partir da nova realidade vivenciada, Agu, mesmo com a pouca idade, depara-se com armamentos, massacres, uso de entorpecentes e abusos sexuais perpetuados, tornando-se um menino-soldado, o que vai de encontro a sua apresentação na trama: um menino imaginativo que utiliza os escassos recursos para se divertir e sobreviver ao lado de sua família, trocando comida pela sua “televisão da imaginação”. 

A Organização das Nações Unidas aparece como mera reportadora da situação, com fotógrafos que captam imagens dos soldados, neutros na guerrilha. 

O desfecho se dá com uma frase de Agu que ecoa no pensamento e força-nos à reflexão: a única forma de deixar de lutar é morrendo. E, mesmo assim, a saga pela sua sobrevivência continua, assim como a esperança, marcada pelos dias sanguinários vividos, no amanhã.

Nenhum comentário: