quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Filme: Morte ao Rei

Escrito e enviado por: Karina Benetti

Filme Morte ao Rei (2003)

Segundo Hobbes, a guerra civil é a doença do Estado. O filme “Morte ao Rei” (2003), dirigido por Mike Barker, mostra a Inglaterra em ruínas, após o término da devastadora guerra civil, e a luta do Lorde General Thomas Fairfaix (Dougray Scott) e do sub-General Oliver Cromwell (Tim Roth) para unir e reformar o país.

Em total desacordo com o comportamento autoritário e intolerante do rei, Cromwell e Lorde Fairfaix, juntamente com o Parlamento, propõem Termos de Paz ao monarca. A não existência de exército, a não adoção de medidas econômicas pelo rei sem o consenso do Parlamento, a liberdade de comércio aos mercadores, o direito de todo o inglês à vida e à liberdade são algumas das exigências do Parlamento. No entanto, Carlos I recusa-se a assinar, propondo, em sigilo, ao parlamentar porta-voz, Denzil Holles, que ele seja o conselheiro real e, como modo de agradecimento, consiga votos a favor do monarca no parlamento. O rei também diz a Holles que aqueles que ainda são leais ao rei serão guiados aos tesouros do palácio. 

Em reunião com os demais parlamentares, Holles informa que o rei prometeu que, se o Parlamento o colocar de volta ao trono, ele poderá ceder aos termos. Após proposta uma votação, Cromwell indigna-se e, com o apoio dos “cabeças redondas”, leva o rei a julgamento. Este é condenado e decapitado por traição ao seu próprio reino. Em 1649, Cromwell proclama a república, assumindo a nação. 

A república não permaneceu por muito tempo na Inglaterra, pois, além de ser mais ditador do que Carlos I, Cromwell não podia usar como justificativa de seus atos o “direito divino dos reis”, o que designou uma imagem negativa do seu tipo de governo, fazendo com que a monarquia voltasse ao poder. 

A partir do filme, podemos concluir que a revolução de Cromwell, embora curta, mudou o curso da história da Europa. Contudo, demoraria 130 anos até que os franceses cortassem a cabeça de seu rei e dessem início à era da política moderna. Desde então, a Inglaterra nunca voltou a ser uma república.

Nenhum comentário: