sexta-feira, 15 de maio de 2015

As artes liberais

Enviado por: Giordana Kalisz de Oliveira

A Idade Média, já estudada nas aulas de História do Direito, foi uma época histórica iniciada pela queda do Império Romano no século V até o renascimento. Neste período, foram desenvolvidas as “artes liberais clássicas”, que compreenderam o método de educação durante a Antiguidade Clássica (greco-romana). O termo “liberal” vem do latim liber, que significa livre, no sentido de ter liberdade de cada pessoa escolher a sua instrução e segui-la sob a orientação de um mestre. Esta época é marcada, portanto, pela não obrigatoriedade da educação e pelo não enquadramento dela pelo poder estatal.

leitura idade media 
 Trivium e Quadrivium.









As Sete Artes Liberais foram iniciadas no reinado de Carlos Magno durante o século IX d.D e eram divididas em Trivium e Quadrivium. O Trivium era composto pelas disciplinas de lógica, gramática e retórica. Já o Quatrivium se debruçava nas áreas de aritmética, astronomia, música e geometria.

Esse modelo de educação liberal foi amplamente difundido nas universidades medievais. Através do método da escolástica, muitas importantes personalidades foram educadas, como São Tomás de Aquino.

os educados

O que talvez poucos saibam é que aqui, em Porto Alegre, existe um ativo grupo de pessoas que criaram, em 2011, a Confraria de Artes Liberais, promotora de diversas atividades educacionais e culturais relacionadas à escolástica. Além de cursos presenciais de latim e filosofia medieval, os confrades organizam cursos on-line e congressos anuais, com a presença de importantes expoentes da área no Brasil. O grupo também é vinculado à Editora Concreta, entidade que busca resgatar os clássicos das artes liberais através do crowdfunding, tendo já lançados diversos títulos exclusivos para a língua portuguesa.

Para conhecer mais sobre a confraria, acesse os sites artesliberais.com.br e editoraconcreta.com.br

Nenhum comentário: