sexta-feira, 22 de maio de 2015

O Trivium - As Artes Liberais da Lógica, Gramática e Retórica: entendendo a natureza e a função da linguagem

Enviado por: Viviane Simon

o-trivium-as-artes-liberais-da-logica-gramatica-e-retorica-irma-miriam-joseph

O livro guia o leitor por meio de um estudo de lógica, gramática e retórica. Uma apresentação da gramática geral, proposições, silogismo, entimemas, falácias, poética, linguagem figurativa e discurso métrico - acompanhado de gráficos e vivificados por exemplos de Shakespeare, Milton, Platão e outros.

Este livro, escrito pela Irmã Miriam Joseph e publicado pela primeira vez em 1937 tinha, a época o intuito de: de treinar os estudantes a pensar corretamente, ler inteligentemente, e falar e escrever de maneira clara e eficaz. Quem sabe não seja uma boa leitura para as férias???

irma_miriam_joseph

Segue abaixo um pouco da história da Irmã Miriam e sua trajetória.

Na primavera de 1935, a vida e a carreira da irmã Miriam Joseph deram uma virada significativa. Numa sexta-feira, 8 de março, o dr. Mortimer J. Adler, da Universidade de Chicago, proferiu uma palestra no Saint Mary, intitulada “O Fundamento Metafísico das Artes Liberais”.

De acordo com o jornal do campus, The Static, Adler afirmou que os estudantes de cursos superiores “pouco ou nada sabem acerca das artes liberais”. Adler “concentrou sua argumentação nas três artes da linguagem, destacando que, enquanto entre gregos e medievais sua harmonia e unidade integral sempre foi reconhecida e preservada, a partir do século XV, a especialização tratou de separá-las até a consequente deterioração, ou até mesmo a destruição de sua função educativa – desenvolver as capacidades de leitura, escrita e fala do indivíduo. Em outras palavras, a função educativa das três artes da linguagem é a aquisição do perfeito domínio das ferramentas de aprendizagem”.

Trivium II

Logo após a palestra o padre William Cunningham, C.S.C., professor de Educação em Notre Dame, perguntou a Adler se seria factível restaurar o Trivium unificado no curso de Inglês para calouros. Anos mais tarde, a irmã Miriam Joseph escreveu que, quando a pergunta foi feita “muitos na platéia viraram-se e olharam para mim”. Se a irmã Madeleva, diretora do Saint Mary’s, virou-se para ver a reação da irmã Miriam Joseph à pergunta, não sabemos. O que sabemos é que as irmãs Madeleva, Miriam Joseph e Maria Theresa (então lecionando na Bishop Noll High School, Hammond, Indiana) passaram os sábados de abril e maio daquele ano estudando com Adler em Chicago. Viajando para a Columbia University em Nova York, Miriam Joseph e Maria Theresa continuaram seus estudos com Adler durante todo o verão.

Trivium

No outono de 1935, a irmã Miriam Joseph retornou ao Saint Mary’s para lecionar, pela primeira vez, um curso que se tornaria uma das instituições daquela escola superior, “O Trivium”. Exigido de todos os calouros, o curso era ministrado cinco dias por semana, durante dois semestres. Do modo como era entendido pela irmã Miriam Joseph, o curso tinha o intento de treinar os estudantes a pensar corretamente, ler inteligentemente, e falar e escrever de maneira clara e eficaz. Uma vez que não havia um livro-texto adequado para o curso, a irmã escreveu o dela. The Trivium in College Composition and Reading foi publicado pela primeira vez em 1937.

Mais informações, acesse É Realizações Editora.

Nenhum comentário: